segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Animais Fantásticos e Onde Habitam





Olá, potterheads! Preparem suas varinhas, porque a magia está de volta aos cinemas!


Não se alarmem porque eu prometo não dar spoilers, nem falar de todas as teorias que explodiram na minha cabeça depois de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Apenas leiam sem medo minha singela crítica sobre o primeiro filme dessa nova saga que dará continuação as histórias do mundo mágico que crescemos amando com Harry Potter e companhia.

Pra começar, admito que eu estava um pouco preocupada porque a história anterior foi tão boa e bem construída que temia que essa prequência estragasse tudo. E como foi bom estar enganada! Sem contar que a experiência de ir ao cinema sem saber o que ia acontecer foi totalmente nova. A maioria dos fãs, assim como eu, já haviam lido os livros antes de conhecer os filmes e dessa vez foi tudo uma grande e bem vinda surpresa.
Até porque o finíssimo guia das criaturas mágicas escrito pelo protagonista da história, citado no filme e homônimo deste, não passa de uma divertida descrição de alguns dessas maravilhosas criaturas que habitam o mundo mágico. No entanto, vê-las vivas e em movimento foi muito além do que se podia imaginar! Entre pelúcios cleptomaníacos, tronquilhos carentes, pássaros-trovão despatriados, erumpente apaixonadas e etc, eu confesso que particularmente me apaixonei pelo simpático e talentoso seminviso ( mostrado na foto ao lado), e quero um de pelúcia urgente.
Dessa vez a genial, diva milionária e dona do nosso coração J. K. Rowling nos leva até Nova York dos anos vinte (diferente dos 8 primeiros filmes, cuja história se passa na Grã Bretanha dos anos 90). E os próximos filmes prometem mostrar muitos outros países do resto do mundo ao longo de mais 19 anos, culminando no final da guerra contra Grindelwald. Há novas escolas de magia em todos os continentes, e muitas culturas novas a serem exploradas.
Somos então apresentados a 4 protagonistas: Newt Scamander, um estudioso das tais criaturas mágicas (e muito descuidado com magia); Tina Goldstein, uma auror dedicada ao trabalho; sua encantadora irmã Queenie Goldstein; e por fim Jacob Kowalski, que é o trouxa mais legal que você verá na vida.
A trama é muito alegre, cheia de ação e bom humor, e você se diverte bastante. Mal dá pra piscar os olhos sob o risco de perder os detalhes dos feitiços e criatuas mágicas pulando na tela o tempo todo. E se na primeira saga o romance seguia sutil e ficava em segundo plano na história, dessa vez tem amor rasgado e estampado desde a primeira troca de olhares.

Novos temas são abordados, entre eles como as leis mágicas e a MACUSA (versão americana do Ministério da Magia) funcionam nos Estados Unidos, como as comunidades mágica e não-mágica coexistem separadas e como essa segaração está ameaçada na época.
Ambientação e figurinos estão excelentes, a fotografia linda, o elenco bem acertado e os efeitos especiais são simplementes maravilhosos. Dentre eles, conhecemos a fundo a famosa maleta de Newt, tão mostrada nos trailers e meu mais novo objeto de desejo. Há também vários easter eggs e menção a Albus Dumbledore, além da promessa de que o veremos mais jovem em breve.
Aliás, recentemente foi lançada na mídia a notícia de que o famoso Johnny Depp interpretaria o grande bruxo das trevas Gellert Grindelwald e que faria uma breve aparição ainda nesse primeiro filme. Como foi, de fato, mas reconheço que ficou um pouco aquém do que eu desejava. É algo a ser mais abordado nos próximos filmes.

De qualquer modo, se você ainda não assistiu aparate para o cinema mais próximo e aproveite!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário