quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Sobre séries: Narcos


Hola, hermanitos e hermanitas!

 A dica de hoje é sobre Narcos, essa fucking série da Netflix estrelada pelo brazuca Wagner Moura. Aliás, também temos os nossos José Padilha (de Tropa de Elite 1 e 2) na direção, Rodrigo Amarante (ex integrante da banda Los Hermanos) tocando uma composição sua na música de abertura e André Mattos no elenco.


Narcos conta a história da cocaína vinda da Colômbia para os Estados Unidos e Europa, e as duas primeiras temporadas acompanham a trajetória de Pablo Escobar desde sua ascensão como narcotraficante, tornando-se chefe do cartel de Medellín, seu enriquecimento desenfreado, sua crueldade de assassino e terrorista, sua inteligência e ousadia ao fugir da lei, até sua tão esperada morte pelas mãos da polícia. Vemos bastante a vida pela própria perspectiva dos traficantes, assim como acompanhamos o trabalho dos dedicados agentes Steve Murphy e Javier Peña do DEA ( Drug Enforcement Administration, que seria algo como Órgão de Combate das Drogas), da polícia limitada mas incansável, dos políticos e chefes de estado colombianos e norte-americanos envolvidos no caso e da população, que é quem mais sofre com tudo isso.


Mas Pérolla, você está contando o que acontece! Isso é spoiler, mimimimi... Galera, a série é toda baseada em fatos reais. Embora haja uma certa romantização de algumas coisas pra tornar a trama mais envolvente, são todos fatos históricos, e inclusive uma das coisas bacanas da série é que eles utilizam cenas e fotografias reais em alguns momentos pra te mostrar o que aconteceu mesmo.

Mas não pense que a morte de Pablito acaba com a série não, seus malparidos! A próxima temporada segue com nossos agentes favoritos do DEA e a polícia combatendo o igualmente gigante e ainda mais ambicioso cartel de Calli, que cresceu enquanto seu inimigo caía e está pronto para dominar e expandir o império da cocaína colombiana.

Uma curiosidade é que Narcos seria originalmente toda gravada em inglês, mas pra transmitir mais veracidade aos espectadores os diálogos entre os personagens colombianos permaneceram em espanhol, então mesmo quem for assistir dublado vai ter que encarar as legendas a maior parte do tempo. Esse mesmo fato atrapalhou também um bocado a atuação do nosso eterno Capitão Nascimento, que encarou o desafio de aprender espanhol para esse papel (já que havia feito os testes de elenco todos em inglês), mas tem um sotaque sofrível. Embora ele engane bem os gringos e boa parte dos brasileiros, quem conhece mais um pouco do idioma fica ligeiramente incomodado com sua pronúncia, especialmente quando está mais exaltado. A mim rendeu umas boas risadas, mas o rapaz é esforçado e foi um bom protagonista.

Enfim, apesar de ser terrivelmente difícil combatê-lo, aqui está um relato real de como o crime não compensa e aquilo que é errado invariavelmente acaba mal no fim. Vale a pena assistir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário