quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Dica de música: Alejandro Sanz


Quando se fala de música tem sempre muita coisa boa pra curtir e aprender. Existem canções legais em todos os gêneros e em várias outras línguas além da nossa. Por isso não se prenda somente às rádios e a TV, aproveite essa ferramenta tão incrível que é a internet pra pesquisar, explorar e ampliar seus gostos.

Conheci Alejandro Sanz quando ainda era criança, através de "Corazón Partío", sucesso estrondoso na época que chegou a fazer parte da trilha sonora de uma novela aqui no Brasil, e é tão memorável até hoje que recentemente foi regravada em dueto com Ivete Sangalo num show no Maracanã. Aliás, o cantor é tão querido aqui no Brasil que também cantou com outras compatriotas nossas como Ana Carolina, Paula Fernandes, Paula Toller e Roberta Sá. Sem contar grandes nomes internacionais como Shakira (quem não lembra da viciante "La Tortura"?), Laura Pausini, Alicia Keys, The Corrs, Miguel Bosè, etc. Desde então acompanho seu trabalho e sou apaixonada por suas músicas, com suas melodias dançantes e letras românticas. Deixo aqui apenas algumas pra você ter uma ideia e se puder te recomendar algo, ouça esse cara!





Merecidamente, é considerado o artista mais bem sucedido e premiado em toda a história discográfica espanhola e bate todos os recordes na Espanha. Ele já vendeu mais de 21 milhões de álbuns durante sua carreira e é o artista espanhol que ganhou mais prêmios, contando com 20 estatuetas do Grammy Latino. Todos os seus onze álbuns alcançaram o status de platina. 

Enquanto essa nova geração acaba de levar um susto com o discurso preconceituoso, misógino e descarado do jovem Mc Biel, Sanz é noticiado parando um show no meio pra defender uma mulher agredida na plateia, tomando frente de uma campanha para salvar o Ártico das ameaças do aquecimento global, se engajando politicamente ao ir contra Chávez na Venezuela  a favor da liberdade de expressão, sendo ativista da fundação ALAS (que é a unidade de artistas latinos com a decisão de realizar ações solidárias concretas para melhorar as condições de nutrição, saúde e educação das crianças latino-americanas), entre outras iniciativas humanitárias.

Essa é uma dica importante pra todo mundo: se você curte um autor, ator, cantor, pintor, enfim, procure saber mais sobre ele. Apoie e se inspire em pessoas legais, que representam coisas positivas e procurem fazer bem ao próximo. Saiba também o que sua arte representa. Isso engrandece um artista que realmente merece e refina seus gostos, te ajudando a crescer como indivíduo e absorver só o que te acrescenta.

Um artista tem que, é claro, de alguma maneira agradar nosso gosto pessoal através da sua arte. Mas um ídolo de verdade tem que ser um exemplo e um espelho, tem que dar orgulho para seus fãs mais pelas suas atitudes que pelo seu sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário