terça-feira, 2 de agosto de 2016

Sobre séries: Game of Thrones


Olá, queridos leitores! Eu particularmente sou louca por uma porção de seriados e esse é um dos temas que eu gostaria de abordar na minha coluna. Divido aqui com vocês algumas opiniões e recomendações, claro que fazendo o possível pra não soltar nenhum spoiler. 

Pra começar pensei em um seriado de sucesso incontestável e sem dúvidas o favorito de muita gente: Game of Thrones. Transmitido pela HBO e inspirado em As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, a série vai pra sua sétima temporada tendo conquistado incontáveis fãs e um bom número de prêmios. Entre eles 14 Emmy Awards, dois globos de ouro e o coração dessa garota aqui.

Mas qual o motivo de tamanho sucesso?

Pra começar temos os personagens interessantes, interpretados por um elenco primoroso, as belas locações e efeitos especiais fantásticos, e principalmente a história. Não é apenas uma série de aventura ou fantasia, ela também traz consigo tramas intrincadas, guerras e conspirações políticas, uma grande carga dramática e um humor inteligente e sarcástico. A maneira como isso tudo é abordado também é muito envolvente e imprevisível, prendendo totalmente a atenção do público. Além disso, os personagens são complexos e ricamente explorados, cativantes e fora dos padrões comuns.

A criatividade do autor também fez toda a diferença. Nele George R. R. Martin criou todo um universo onde qualquer nerd contemporâneo sonharia em viver: uma espécie de idade média com dragões, feiticeiros e zumbis. Sem falar nos gigantes, mamutes, troca-peles e por aí vai..., que habitam uma terra onde as estações podem durar anos e até mesmo décadas, alterando longos períodos da bonança dos verões e primaveras com toda a desventura gelada de terríveis e invernos.

Mas nem por isso pense que a história se perde na magia, não mesmo! Tudo isso fica em segundo plano, porque o realismo do destino dos personagens beira a crueldade. Então não se apegue muito a ninguém por aqui, porque por mais querido que o personagem seja, nada vai salvá-lo da morte se o autor achar que sua hora chegou. Ou como diriam em alto valiriano, “Valar Morghulis”.

Se você gosta de ler e quiser ter um conhecimento mais amplo da história, também recomendo muitíssimo a saga dos livros, que até o momento só foi lançada até o quinto livro de um total de sete. Ela começou a ser escrita em 1991 e a ser publicada em 1996 e o autor escreve um pouco devagar, mas isso é justificável porque deve dar um trabalho imenso criar todo um universo cheio de personagens de culturas e até idiomas diferentes.

Claro que um por melhor que seja a produção, um pouco do brilhantismo dos livros sempre se perde e alterações e cortes tem que ser feitos para transpor o principal da história para o período disponível nos episódios e temporadas. Mas nada que realmente prejudique a compreensão ou o desenvolvimento do enredo. Outro pequeno porém são algumas cenas mais explícitas de violência e sexo, então não vejam com a mamãe na sala, ok?

Enfim, se eu ainda não te convenci a dar ao menos uma olhada, que Os Outros o levem e Os Sete o amaldiçoem!

4 comentários:

  1. já comprei até a quinta temporada. mas ainda não assisti nenhum episódio. estou esperando acabar a série e adquirir a série completa, então vou assistir.

    ResponderExcluir
  2. assistir de boa em dvd é bem melhor.. na tv tem horário...

    ResponderExcluir
  3. Melhor seriado de todos os tempos.... concordo com cada palavra.. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  4. Melhor seriado de todos os tempos.... concordo com cada palavra.. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir